domingo, março 04, 2012

Horas sem fim diante do espelho, esmerando-se em maquiagens, penteados, trejeitos.


Menina-flor

Ah, saudade! Lembro-me dela com aqueles cachos nos cabelos, espevitada, ao mesmo tempo que terna. Sua maior distração era caracterizar-se de artistas hollywoodianas. Horas sem fim diante do espelho, esmerando-se em maquiagens, penteados, trejeitos. Nos finais de semana, representava no teatrinho armado ao fundo do quintal da casa onde morava. Plateia fiel. Quem sabe será uma atriz?- era a voz corrente no bairro.
Mentalmente, revejo-a vestida com o uniforme colegial, carregando livros e cadernos, sempre reclamando da matemática, que dizia ser o único entrave na sua vida. Por vezes, parecia contraditória no modo de ser. Uma desenvoltura que não combinava com a aversão a namoros precoces. Enquanto as amigas flertavam, ela lia clássicos contemporâneos. Nada tinha de genial. Simples questão de autenticidade.
Sobrancelhas espessas e arqueadas, olhos cheios de miopia, fazendo-a trocar fulano por beltrano e gerar inimizades por conta do “ela passou e fingiu que não me viu”. Desculpava-se de tudo culpando o defeito ótico, que dizia ser herança dos avós. Não se permitia usar óculos. Eram vitais os traços de lápis negro delineando os olhos.
“Que mal havia em não enxergar bem?” — dizia. Era bonita naquele franzir de cenho e apertar de olhos, tentando descobrir coisas e pessoas. Quisera resgatar essa menina! Menina-flor!
Em sonho, vejo alguém caminhar em minha direção. A princípio, tudo é turvo, mas, aos poucos, identifico rosto, corpo e, emocionada, ouço a sua voz. É ela! Avidamente, beijo e abraço a pequena, como se pudesse retê-la para que nunca mais se perdesse de mim. É forte o desejo de poupar- lhe dores e lágrimas futuras. Olhando-me firmemente, diz:
— Viva seus sonhos! Sem medos! A garotinha ainda existe em você, pois não morri! — frisa. E sorri. Emoção indescritível! Era eu, madura, no meu hoje, abraçando a menina que um dia fui.
Afastando-se, disse adeus e acenou, deixando-me em lágrimas. No corpo, ainda florescendo, aquele vestidinho de fustão branco com bordado na gola...
Belvedere Bruno

5 comentários:

  1. Como sempre a escritora nos surpreende com um fecho fascinante. Parabéns Belvedere Bruno. Adorei !
    Obrigada por dividir comigo !
    Beijos
    Vera
    Postei em meu Facebook Vera Nunes Mussi

    ResponderExcluir
  2. Bel,
    Lindo, perfeito, surpreendente, irretocável.
    Preciso dizer mais?
    Beijos,
    Eliana Crivellari-BH-MG

    ResponderExcluir
  3. Bel, como sempre uma narradora precisa e coesa, a margear vida e poesia. Bjs, nana

    ResponderExcluir
  4. Gratíssima pelos afagos! Estou prosinha....
    Bjs
    Bel

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei emocionado pela sua auto-descrição, me lembro também nesta idade, como éramos inocentes...

    ResponderExcluir